quinta-feira, 3 de maio de 2012

Corte epistemológico


Jorge Jesus aprendeu com o seu mestre e fez um corte epistemológico com o seu passado: a entrevista que deu ao pasquim de serviço foi boa, assumiu que o Benfica é o maior clube português, defendeu a obra de Vieira, enalteceu os benfiquistas, garantiu vitórias e prometeu manter o Benfica ao ataque.

Se Jesus não tivesse a garantia que seria o próximo treinador do Benfica, esta entrevista jamais sairia à estampa.

Por isso mesmo, o naipe de treinadores para a próxima época está fechado: Jesus no Benfica, Peseiro nos corruptos, Sá Pinto na lagartagem e Jardim no Braga. Um pouco mais abaixo, mas a começarem a pensar em grande, teremos Rui Vitória em Guimarães, Pedro Martins e Caixinha no Funchal.

Querem saber a minha opinião: partimos na frente. Queiram Presidente e treinador do Benfica perceber que em Portugal se ganha mais na mentalidade competitiva do que na competição, na capacidade de percebermos que lutamos sempre, sempre, sempre contra a arbitragem e teremos mais facilidade em sermos campeões.


Ao longo dos tempos tenho escrito e dito em todo o lado aquilo que é por demais evidente: o Benfica não foi campeão este ano e no ano passado porque foi roubado e espoliado. É, até, curioso que o que Olegário começou em Guimarães terminou em Vila do Conde: dois campeonatos abafados. Abafados inacreditavelmente, em que parecia que havia uma união de esforços para prejudicar o Benfica.


A esta verdade, porém, junta-se outra: Luís Filipe Vieira é o principal rosto de apoio à Direcção da Federação e principal conivente pela eleição de Gomes para as duas estruturas que presidiu. Qualquer pessoa de bom senso, tirando aqueles que cegamente apoiam o líder benfiquista e que me respondem, muitas vezes com ar de loucos, "o que querias que o homem fizesse? não era a mesma coisa?", como se um homem devesse casar com uma rameira, só porque aquela rameira era a menos rameiras de todas elas, sabe que a legitimidade, hoje, em 2012, conta-se tanto pela eleição como pelo apoio. Por isso mesmo, urge retirar o apoio a todos aqueles chulos que estão na Federação, denunciando-os e dizendo-lhes que são coniventes com esta choldra, esta javardice, que por aqui anda!

Queira Vieira ler isto e convencer-se que é mesmo assim, porque eu sei que aqueles "yes man" que lá andam nunca lhe dirão isso...

5 comentários:

  1. A mim parece-me mais que o Jesus já está de malas aviadas para outro país qualquer e que com esta entrevista, garante que o vão despedir e pagar a indemnização.

    Dizer que a estrutura estava atrasada 20 anos e que continua atrasada 4?!

    ResponderEliminar
  2. Peseiro no FCP e JJ no SLB é mais um banho tactico que o catedrático vai levar, não tenham dúvidas. Peseiro é bem melhor que AVB e VP. Até acho que para os porcos é um treinador melhor do que JJ.
    Mas para o próximo ano Jesus já não me ilude.

    ResponderEliminar
  3. inesp, colocas a fasquia muito elevada. Essa do Peseiro...

    " Queiram Presidente e treinador do Benfica perceber que em Portugal se ganha mais "

    Ao fim deste tempo todo se ainda não aprenderam já não aprendem. Simples.

    ResponderEliminar
  4. O LFV já teve vários mandatos para mostrar que não aprende com os erros. O JJ mostrou a época passada que também tem alguma dificuldade em evoluir.

    O LFV pensava que os amigos de antigamente lhe iam facilitar a vida só porque o conheciam. Isto não é só chegar, comprar uns jogadores, um treinador e vencer. Já para não falar de todos os que o rodeiam que só aparecem para o engraxar.

    O Presidente do Benfica tem de estar a tempo inteiro com o Benfica, tem de ter uma estratégia, tem de saber jogar em vários tabuleiros. O actual parece-me um cata ventos. Como é que ele ainda não veio a público ? Em todas as modalidades deveria haver uma estratégia de poder (federação, árbitros e tudo o mais).

    Parte da entrevista do JJ deveria ter sido dada na época que venceu. Nessa altura é que se deveria ter mostrado agradecido aos sócios e ao presidente.

    Confiaria no JJ se ele renovasse a sua equipa técnica, agluém que o chamasse à atenção quando o deslubramento o estivesse a consumir.

    Eles tem medo da de uma possivel contestação no sábado no jogo com a U. de Leiria. Se tem medo dos sócios imagino o que não devem ter dos adversários.

    ResponderEliminar