quarta-feira, 16 de maio de 2012

A javardice o papel dos Benfiquistas na defesa do Benfica, através de hipóteses exclusivas

Nota prévia - este texto foi escrito sem recurso a apontamentos, nem a pesquisa na net... saiu de cor


Quando no Natal de 2008 me virei para o meu tio tripeiro e lhe disse que "este ano passo o Natal em primeiro, apesar do porco do Pedro Henriques ter feito o que fez (ver jogo Benfica - Nacional) e cheira-me que é nosso", o meu pobre tio anuiu e disse que também lhe parecia.

Pois parecia uma grande merda.

Ao empate com o Nacional antecedeu-se um empate com o Vitória de Setúbal e sucedeu-se-lhe uma derrota na Trofa e um empate em Belém (com um intervalo de seis a zero no Funchal...)

Ou seja, depois do assassino Bruno Alves ter ido, no dia dos 30 anos do nessuno dorma, à bancada da claque prometer o título, após uma derrota por 2 - 0 com a Naval, ficando a 7 pontos do Benfica, mesmo com intervenção do diabo (que é como eu chamo à intervenção do Conselho de Arbitragem em Portugal), ninguém acreditaria que o Benfica não fosse campeão.

Não só não foi, como, após uma iluminada intervenção de Proença no cemitério dos tripeiros, começámos a perder pontos atrás de pontos, o que culminou com uma ultrapassagem, em cima da meta e após uma exibição vergonhosa na Choupana (sim, eu estive lá e de Lisboa éramos 15...), dos lagartos, o que nos relegou para terceiro lugar.

Sucede que, como não podia deixar de ser, esse campeonato ficou manchado por esses meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, em que o diabo assentou arraiais na sede da Liga, mais propriamente na cadeira de Vítor Pereira, e em cada tiro mataram um melro: foderam-nos sem vaselina, fodendo-nos um campeonato.

No ano passado, quando tudo se preparava para o primeiro bi-campeonato dos últimos 30 anos, o diabo apareceu mais cedo e fez das suas logo no verão: até à 5.ª jornada não nos deram hipótese... Só quando Villas Boas já podia festejar o título, no 5 de Outubro, aliás, e como eu deixei bem escrito, é que nos deram veleidades. Podíamos não ter sido campeões? Com a soberba de Jesus na preparação da época provavelmente não seríamos. Mas ao menos tínhamos dado luta e os gajos não tinham disputado a Liga Europa a seu bel-prazer - e até podíamos ter sido campeões, aproveitando o nervosismo indisfarçável de Villas Boas.


E esta época? E esta época?

Bom, esta época o monstro decidiu festejar os 30 anos de mandato sodomizando-nos, demonstrando tudo aquilo que é capaz, num autêntico passe de mágica satânica. Sobre isso nem me apetece falar mais.


Agora o caso prático:

Hipótese A - Escrever isto é ser menos benfiquista porque estou a afastar responsabilidades de Vieira, de Quique, de Jesus e de Rui Costa - sim, e de mim próprio?

Hipótese B - Escrever isto é ser muito benfiquista, porque estou a dizer a verdade, isto é, Vieira não tem responsabilidade nenhuma, Jesus não tem responsabilidade nenhuma e Vieira devia ter apoiado Gomes e Vítor Pereira, porque não havia outra hipótese?



Meus caros, já viram no pesadelo em que se tornou a nossa consciência Benfiquista? 



Pessoas civilizadas vão para canais de televisão defender que um gajo não é livre de dizer que Vieira traiu os princípios basilares do Benfica ao apoiar Fernando Gomes e Valentim Loureiro e ao trazer para o Benfica figuras de ética duvidosa, como Veiga, e que só por isso devia deixar, de imediato, de ser Presidente de um clube que teve Borges Coutinho como Presidente, nem podemos dizer que a soberba de Jesus é incompatível com a base popular e humilde do Benfica, treinado, entre outros, por Cosme Damião, porque, notem bem, devemos atacar em exclusivo as arbitragens e o sistema, branqueando esta asneirada toda que estão a ser os apoios do Benfica às estruturas, apoio esse que começou em 2002!


Mas também não podemos atacar o sistema e esta javardice em que se tornou o futebol português, porque, acima de tudo, porque, o Vieira, que tirou o Benfica, literalmente, do fundo de um poço quase, quase, quase infinito, em que os Benfiquistas o meteram, através do voto em Vale e Azevedo e Damásio, é que é o culpado desta merda toda - bom, há gajos aí que defendem que o Vieira pretende é assinar com a olivedesportos e manter Gomes na Federação, só porque os seus interesses são outros, em vez de realçarem que milhões e milhões, dezenas ou centenas, de euros em património pessoal de Vieira e da sua família estão onerados graças ao ... Benfica e ao financiamento bancário, essencial à nossa sobrevivência.


Felizmente que o povo do Benfica é sereno e lúcido (o grego também é, diz-se...) e, como sempre, conseguirá sintetizar esta esquizofrenia, colocando os pontos nos iiis. Acho eu.

9 comentários:

  1. Os casos prácticos não fazem sentido. O roubos das arbitragens que existiu e foi muito forte não anula os erros próprios, os enganos de Jesus e as opções de Vieira, ou anula?

    Fomos roubados. Correcto. O que fizemos em relação a isso? NADA. Portanto Vieira tem culpa. Tem culpa de, pelo menos, lutar contra isso, proteger os jogadores, etc.

    Fomos roubados. Correcto. Isso muda o erro que jesus cometeu ao tirar Aimar e meter Rodrigo quando estava a ganhar 2-1 ao fcp? Muda o erro que Jesus cometeu na preparação e táctica inicial contra o Guimarães? Muda a vergonhosa exibição em Olhão?

    Fomos roubados e se não tivessemos sido eramos campeões a brincar. Não tenho a menor dúvida. Mas tb seríamos campeões a brincar se Jesus não comete os erros q cometeu. Tb não tenho a menor dúvida.

    Vieira tirou o SLB do fundo do poço? Quando alguém como tu tem essa ideia que mais provas precisamos da força que Vieira tem na comunicação social? Um mito que um dia cairá. Tb não tenho dúvidas sobre isso.

    Tu sabes, concerteza, dos problemas que aconteceram no início da época seguinte a termos sido campeões. Como tu explicas que tal possa ter acontecido? Podes responder com incompetência...eu acho que ultrapassa a mera questão de incompetência e é esse sentimento que tenho em relação ao Vieira desde o primeiro dia em que entrou no SLB. Por muito património (cada vez maior) que ele tenha onerado...

    ResponderEliminar
  2. Caro José Costa,"inespugnabile do Benfica" esse ano de 2002, marca a "renovação" da "asneirada" dos apoios às estrutura deste futebol "minado" desde os anos 80(o sistema). A incompetência ruinosa e a vaidade do Manuel damásio sem guita levou a entrada da "oliveirinhaTv" em parceria com o seu "amigo do peito" moniz das tv´s.
    A massificação dos "comentaristas" e respectivos "produtos televisivos" ganharam um protagonismo que atingiu o seu pico talvez quando o Benfiquista Gaspar tentou dar "já" umas "peras" no poncio em pleno directo da sic...a partir dai meus amigos, vejam como isto evoluiu, até o aguiarmente diz bem do nosso Presidente quando refere a gestão da marca.
    Foi "javardice" para alguns, para outros Benfiquismo mas estas imagens bem recentes(iPhone) não param de se "movimentarem" na minha cabeça, só por recordar

    http://www.youtube.com/watch?v=AJ9px7FGRhA

    Como deve sentir-se o "Azias" para alguns o "Rui" para outros, mas a razão da discussão é mesma. Acabadinhos de ser roubados só mais uma vez(2012), não é andavam a rondar a porta da "minha ancora" com um sistema anti-roubo(pro sistema da liga). A livre expressão de sentir o Sport Lisboa e Benfica , lá me diz que "líder fraco, faz fraco a sua gente", principalmente quando o Líder tem lapsos de Cultura Desportiva e manifesta que acredita nas virgens(Liga e Federação) do papa(com respeito a guita não tem razões de queixa, o Deco pelo menos, deu uma pinga) .
    Reservo para outra ocasião esse vasto assunto do património pessoal, englobando um bocadinho todos os Clubes( o salgueiros acabou, o boavista acabou o alverca acabou só por exemplo)

    Anexo: como parece que demora a anunciar a Liga de futebol passar dar na rtp, arrisco também que a tvi fica com a dos Campeões, a sic da o resto.

    O que acham duns exclusivos em casa só pela BenficaTv(assinada e com descontos para sócios) , assim em Dia de Benfica o verdadeiro "share de audiência" talvez fosse Nosso.

    Esquizofrenicamente 10 anos é muito tempo.

    ResponderEliminar
  3. Para mim o maior problemas de não vencermos campeonatos tem a ver com as arbitragens. Como explicas-te eles em 2 meses, aplicando-se bem, conseguem roubar-nos o campeonato. É claro que também cometemos erros, mas neste momento cometemos menos que os outros. Só não nos roubaram o titulo em 2010 porque ficou à vista de todos que nós éramos muito melhores. Mas mesmo assim se eles quisessem tinham-nos roubado o titulo. O problema é que não tinham como branquear isso depois. Os benfiquistas têm que meter uma coisa na cabeça. Nós não temos de ser muito melhores para sermos campeões (e como aconteceu este ano nem isso chegou). Apenas temos de ser melhores.

    Existe um problema em relação às arbitragens e ao sistema em si que me parece que os adeptos não percebem. O presidente sozinho não pode fazer nada contra isso. Podem critica-lo por apoiar figuras tão sinistras. Eu também não compreendo isso. Mas ele também nos pode criticar quando nos pediu para não irmos aos jogos fora e nós fomos. Ele tentou mudar alguma coisa nessa altura mas sem nós TODOS ele não consegue.

    Novamente no final desta época o que se vê mais pela blogosfera é a critica ao presidente, ao Jesus e por vezes aos jogadores. Vejo fazerem-se coisas como distribuir panfletos sobre as finanças do clube, vejo pintarem paredes, vejo entoarem cânticos de desagrado mas contra os nossos. Em 30 anos nunca vi fazer-se nada para demonstrar-mos que nós adeptos não queremos mais a vergonha de futebol que temos.

    É por isso que vão passar os anos que forem precisos e nada vai mudar. Enquanto não nos revoltarmos TODOS e tomarmos medidas contra o que se passa, raramente vamos vencer um campeonato.

    P.S. Não sei se muitos reparam por essa gloriosasfera, mas estão a branquear o campeonato mais asqueroso que tenho memória. Estão a ser peões do corrupto peidoso. Podem ter a certeza que ele já nos fodeu o campeonato com a certeza que em ano de eleições muitos se iam atirar ao presidente e treinador. A comunicação social fez o resto só dá tempo de antena a esses.

    ResponderEliminar
  4. João Oliveira, tivesse esta Direcção feito disso o seu cavalo de batalha e eu estaria na linha da frente a apoiar.
    Infelizmente não o fez e, como tal, não pode servir de desculpa para o fracasso.

    Quando Presidente e Carraça dizem que sabiam o que ía acontecer em termos de arbitragens, que os nossos responsáveis eram ameaçados pelos árbitros nas reuniões e NUNCA disseram nada nem NADA fizeram para lutar contra isso, não nos podemos a agarrar aos ROUBOS como desculpa para o fracasso. Pq, como o Inespugnable muito bem diz, Quique Flores não foi campeão pq mais uma vez o SLB foi roubado. Tivesse Vieira vindo a público defender Quique, dizer q só não foi campeão pq fomos roubados (e dar os exemplos que o post enuncia) e manter Quique para a época seguinte eu estaria aqui, hoje, a defender Vieira. Mesmo que não tivessemos ganho nada.

    Sim...tivesse o campeonato mais jornadas e não teríamos sido campeões na primeira época de Jesus. Mas ninguem consegue perceber isso...e por ninguem entenda-se ninguem com responsabilidade dentro do clube. E ao fim de 12 anos ainda não saber como lutar, não saber como lidar com tudo isto é sinal que está na hora de dar o lugar a outros.

    ResponderEliminar
  5. Pedro, é elegante, quando se afirma com tanto vigor que a direcção do Benfica não sabe lutar contra o sistema, apontar como essa luta deveria ser feita.
    E não despedir o Quique Flores era muito estúpido, o gajo não percebe um real caralho de bola.

    ResponderEliminar
  6. A critica que posso fazer ao LFV é que não parece conseguir fazer com que o Benfica de o salto que lhe permita ganhar consecutivamente e com isso o sistema se auto-destruir.

    Em dois tres anos foi completamente ultrapassado pelos nossos inimigos. Custa-me a acreditar que seja tão anjinho. O facto de estar a part-time não o ajuda. As suas amizades anteriores à sua entrada no Benfica não abonam em seu favor.

    Acho que lhe falta respeitar mais os adversários e não pensar que o caminho vai ser canja.

    Acho que está farto disto mas não desiste porque realmente deve ter dinheiro empatado. Agora o cargo que ocupa também lhe abriu muitas portas.

    ResponderEliminar
  7. Henrique:

    Sobre Quique- Eu tb acho q ele é fraco. Mas a questão ultrapassa a qualidade de Quique. Se assumimos que fomos prejudicados então assumimos que não é um "problema" de treinador e jogadores. Mantendo Quique afirmavamos que só não tinhamos sido campeões por causa dos árbitros (o que é verdade, apesar de Quique ser fraco tinha sido campeão se não fosse ROUBADO). Seria uma tomada de posição. Ao despedir Quique estamos a dizer que, afinal, nem tudo foi por causa das arbitragens.

    Sobre a luta contra o Sistema- Meu caro, eu sou um mero adepto de futebol, fanático pelo Benfica, que não estou ligado ao mundo do futebol á cerca de 15 anos, pelo menos (não me lembro quantos anos teve Vieira no Alverca). Não me cabe a mim saber como se luta contra o sistema mas posso garantir que o mesmo não se faz optando pelo silêncio, por apoiar quem fez parte do sistema e até aparece nas escutas nas manobras do dito sistema, não se luta contra o sistema recebendo de braços abertos Oliveira em tudo o que é evento do SLB e no camarote VIP da Luz. Há outras formas de lutar contra o sistema um pouco mais duras que não preciso de as explicar aqui por motivos óbvios. Acima de tudo luta-se contra o sistema denunciando tudo o que existir para denunciar e sabendo como ele funciona agir de prevenção. Vieira, muitos se esquecem, já teve experiência do futebol tuga antes de chegar ao SLB, foi presidente do Alverca...são anos a mais no futebol para não saber como agir perante o que se passa. Eu acho que ele sabe, simplesmente não quer.

    ResponderEliminar
  8. Caro inespugnabile...

    O problema foi a resignação, a aparente falta de sangue com que tudo foi encarado este ano.

    Com exemplos como os de 2008 e os da época passada, o que levou a nossa direcção a ser crédula ao ponto de pensarem que tudo iria ser diferente agora?

    Porquê fechar os olhos a todas as denuncias que nós fizemos? Porquê ignorar os sinais de aviso?

    E isto por mais que se diga ou rediga vai ser sempre incompreensível aos meus olhos.

    ResponderEliminar