terça-feira, 15 de maio de 2012

Um texto a reter

Embora não concorde com a ideia subjacente a este texto (que o vieirismo, em suma, assenta, apenas, em fanatismos), assumo que há no vieirismo uma certeza dogmática que me irrita.


Por isso mesmo, o referido texto é um bom ponto de partida para uma reflexão que todos devíamos fazer: o Benfica é a soma das partes ou é de todos um?


É evidente, Ricardo, que se a blogosfera não tivesse a importância que tem, que nem é nem mais nem menos do que a que ... tem, a Benfica TV não lhe dava eco, nem tinha programas assentes em ... bloggers.


Também é evidente que o coro de assobios a Vieira se assemelha tanto a uma missa como o coro de apoiantes, o que é, aliás, patente na análise que pode ser feita ao que por aí se diz.


Mas num momento em que a Benfica TV passou a ser um canal monopolizado por figuras de ética duvidosa, salvo raras excepções, que se acotovelam para sobressair no apoio ao líder, como se a Coreia do Norte fosse em São Domingos de Benfica, e o jornal do Benfica não publica textos que refiram qualquer coisa que fira o eucalipto em que Vieira se tornou, como podemos desvalorizar um meio como a blogosfera?


Hoje fala-se do apoio que Vieira deu a Gomes. Mas ontem, e eu também assumo a minha responsabilidade,  devíamos ter falado do apoio que deu a Valentim Loureiro à margem do que seria a javardice do "apito dourado". Quem falou disto nos meios de comunicação social do Benfica?

Mas como, por outro lado, conceber uma oposição, quando no Benfica o que pode haver é tomada de posição e liberdade de pensamento? Como aceitar que sócios do Benfica se recusem a falar da vergonha que foi a arbitragem, só porque Vieira apoiou esta gente que dirige o futebol? O ódio que nutrem ao Vieira é superior ao Benfica, ou há outros interesses em jogo?


O Benfica não pode passar ao lado dos tempos que se vivem na sociedade portuguesa, nem deve recusar ser o amparo que o povo, maioritariamente benfiquista, precisa. Por isso mesmo, precisa de um líder que proteja o Benfica, amparando os benfiquistas.

Esse líder nunca poderá ser quem apoiou Valentim e apoia Gomes... 

Ou poderá?




8 comentários:

  1. Quanto ao texto que divulgas , e Bem, já comentei no próprio(dia seguinte ao post).

    Reflectindo e sem esforço te digo, eu já sugeri a alguns amigos que aqui ou ali cruzam-se com o Nosso Presidente que o apoio dele será sempre uma mais valia ao Sport Lisboa e Benfica, porque se aparecerem
    um moniz ,
    um "amigo do peito" do veiga(este não pode),
    um tal dr. rangel,
    um carvalho ou
    outro merdas o Vieira ganha com 90%.
    Como quem "esta lá"... a 10 anos e não entrou logo como presidente ,mas já se sabia que iria se-lo, por causa das "obras" PONTO FINAL.

    Para mim era colocar uma "Bomba" na Federação(temos o Benfiquista Otelo pelo menos) e puxar as mais valias para o Nosso Clube, a começar pelo Capitão Humberto.

    Nota: SE não apoia, a quem já lhe chamou "verdinho" e afastando a " ancora" dos túneis e de poder ser candidato já a estas eleições(um tal Rui Manuel César Costa. PODIA criar uma situação semelhante a sua entrada(antecipar eleições era mais difícil,mas também conseguiu esse feito). Alguém respondeu-me como "rumor", Carlos Moia, fiquem sei saber o TEMPO.

    ResponderEliminar
  2. E reter este texto: http://obelovoardaaguia.blogspot.pt/2012/05/milagre-financeiro.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...serás "amigo do peito" do domingos s. de oliveira(lagartinho),eu já li ambos os "anúncios" relacionando números monetários, aqui o tema era mais profundo, fala-se de CULTURA DESPORTIVA do Sport Lisboa e Benfica.

      Eliminar
    2. Desculpa-me lá Anonymous isto é só ir ao Baú,a fonte é o dn(do jaquim),2007 ,e já havia caça

      http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=988067

      -"profissionalismo" tem a "internet" deste tempo.

      Eliminar
  3. Carissimo não temos que apoiar nem desapoiar ninguém... nós benfiquistas podemos isso sim dizer/perguntar?
    - O número de títulos é satisfatório?
    - A politica de alianças é satisfatória?
    - O Benfica Entreposto é o que queremos?
    - A politica de comunicação manipuladora é satisfatória?
    - O trabalho desenvolvido para combater o sistema é satisfatório?
    - O que temos feito para parar a podridão na arbitragem é satisfatório?
    - O que temos feito ao nível dos média, inclusivie nos programas de paineleiros é satisfatório?
    - E nas modalidade smeu deus - aquilo é satisfatório?
    - O facto de a nossa formação ser um marasmo é satisfatório?
    - O facto de em 2003 termos 83 milhões de passivo e hoje termos 407 milhões é satisfatório?
    - Termos um treinador que não obedece ao bom senso é satisfatório?
    - Renovarmos o contrato com a Olivedesportos será satisfatório? Que estratégia subjaz a esse renovamento? Será que não valeria a pena perder 7 ou 8 milhões de euros se isso potenciasse a morte do polvo?

    Isto são coisas que têm que ser analisadas de forma desapaixonada... isso é ser-se benfiquista com neurónios... eu não tenho nada contra nem a favor de ninguém... o que eu quero e nós queremos é gente capaz e sábia a tomar conta do clube... deixemo-nos de beirismos e antibieirismo... ABRAM A PESTANA NÃO SEJAM CARNEIROS NÃO SE DEIXEM LEVAR PELA PROPAGANDA!!!!!!

    Pensem nisto deixem-se de bieirismo e anti bieirismos... façam como eu - pensem pela vossa cabeça, não se esqueçam que para pensar ainda são livres!!!! Eu só tenho 6 anos de sócio não quero nada -ou melhor quero - quero vitóriias, quero um Benfica forte corajoso e apaixonado pelo jogo!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nao pode,o Benfica é o maior clube de nORTE A SUL DE pORTUGAL nao se pode acovardar perante meia duzia de gatunos,quem la esta rebaixase ao poder porque sabe que tambem tem que conviver com ele para os seus interesses, Se algum dia alguem quiser romper com tudo isto vai ter a vida muito dificil mas esquece se que tera tambem...o apoio de metade da populaçao Portuguesa por tras dele!

    ResponderEliminar
  5. Analisem os pros e contras destes 10 anos de direçao e vao ter a vossa resposta, aconteceu muita coisa,muita mesmo,vi mais vezes o porto levantar taças internacionais que nos campeonatos,vieram festejar o titulo á luz,nessa mesma noite eu fui caminhar pela praia adentro sem destino..eles devem ter estado a fumar uns charutos e a beber uns whiskies pois na mesma semana andaram no facebook a vender camisolas ridiculas e horriveis a dizer " A TAÇA É NOSSA" assim com um 3 bem grande.....Ridiculo!! ate parece que fazem de proposito,quem era o triste,o pobre desgraçado que comprou essa camisola??bem adiante..perante isto,ainda foram a correr dar votos e apoios a corruptos...SE NAO PODIAM FAZER NADA,AO MENOS ESTAVAM CALADOS E NAO FAZIAM FIGURA DE PARVOS!! la esta é o que eu digo..parece que fazem de proposito..o benfiquismo esta degradado,nos ja nem conseguimos encher o estadio pra jogos da liga dos campeoes....nao me venham ca puta da crise, CRISE MY ASS!! O benfica nao tem estrategia,nao tem imagem,nao tem garra,nao tem Alma,nao tem NAAADA!! ZEEERO!! e por isso eu digo,perante isto tudo,como é possivel que existam benfiqusitas que defendam isto com unhas e dentes??Eu tambem sei que ainda nao vi oposições nenhumas mas fodace....Defender esta mediocridade??E`este o estado a que o Benfica chegou?

    ResponderEliminar