quarta-feira, 4 de julho de 2012

A doença e a crença

O vieirismo tornou-se uma doença paranóica. Mas o anti-vieirismo é uma praga sem solução.

Os próximos 4 anos, considerando que os novos mandatos terão esta duração e Vieira ganhará as próximas eleições com uma vantagem de 80-20, servirão, acima de tudo, para tentarmos encontrar uma solução que nos tire desta crispação em que o Benfica vive.

O que me causa, contudo, mais espanto é a incapacidade dos fundamentalistas vieiristas se aperceberem que o homem já ultrapassou o prazo de validade e se tornou um verdadeiro ditador.

Tanto mais que entre os meus amigos que gravitam naquele sector, nenhum, e esperei quase três semanas, escreveu uma linha que seja sobre os atletas do boxe que foram à assembleia mostrar músculo, ou sobre o chorrilho de asneiras e palavrões que Vieira mandou cá para fora... Nem um!

E porquê?

Porque estão, como os muçulmanos radicais perante a mensagem difundida de Alá, convencidos da infabilidade de Vieira, estão crentes na mensagem do homem, como se fosse um enviado dos fundadores do Benfica.


Sucede que não só Vieira falha muitas vezes, como se pode dizer que falha quase sempre.


Vieira passa uma mensagem de poder despótico, de descrença na democracia, usando e abusando de tudo e todos quando precisa e abandonando-os quando estão a mais. Vieira pensa que o Benfica e o mundo Benfiquista deve ser regido como as suas empresas e que todos lhe devemos obediência porque, entende, salvou o Benfica.

Vieira é uma daquelas figuras que subiu a pulso, abandonou o bairro e decidiu que quem lá ficou tinha obrigação de fazer o mesmo, porque as oportunidades não se perdem, conceptualizando uma Visão de culpa na formação da personalidade pró-fascista. Daí que nas Furnas nem o possam ver à frente...


Vieira, é verdade, ajudou o Benfica a sair de uma situação sinistra, criada pelos próprios Benfiquistas - votar em Damásio e em Azevedo é doentio e eu estou salvo desse pecado. Está, todavia, convencido que, por esse feito, lhe devemos vassalagem eterna.


Sucede que Vieira um dia deixará de ser Presidente do Benfica e todas essas criaturas que o acompanham, desenhando um círculo de poder esquizofrénico, sairão pela porta pequena...

O criador, neste caso, está além das criaturas...

Até já.
Sent from my BlackBerry device available from tmn

18 comentários:

  1. Eu, como costumo dizer no meu blog, sempre fui um daqueles que viu mais virtudes que defeitos em LFV. E se agora ainda votaria nele, principalmente por falta de opções, a verdade é que já vi mais virtudes e já vi menos defeitos...

    O último discurso que fez, falando num dos melhores plantéis da Europa, deixa-me bastante chateado. Esse discurso está gasto, e como se viu noutros tempos, não ajuda em nada. E continuo a ver jogadores com pouca qualidade a ficar no Benfica, e ver putos como David Simão a rescindir contrato, ou como Miguel Rosa, a ser votado ao ostracismo.

    Há muita coisa boa que ele fez, mas ou começa a mostrar outros resultados e outras ações, ou então está na altura de dar lugar a outros. O Benfica somos todos nós, e não apenas uma só pessoa!

    cumps

    ResponderEliminar
  2. se a claque com os atletas de boxe lá insultou todo e qq socio que votasse pró direcção imaginem o que fariam sem musculo presente. não são meninos conhecidos por dialogo, mas sim por tacos de basebol e socadeiras.

    Nenhum atleta do boxe intimidou ninguem, nem impediu ninguem de falar. é um não assunto.

    pq não perguntas pq é que alguns socios foram constantemente interrompidos no seu direito à palavra?

    ResponderEliminar
  3. apareceu logo um dos radicais, com um argumento fulminante: "os gajos do boxe estavam lá, mas a claque é que fez (e faz) mal às pessoas."



    Xé, se não usasses um argumento rasteiro, eras quase brilhante. Os "gajos" da claque que lá estavam são sócios do Benfica e estavam lá por direito próprio. Alguns deles, inclusive, tentaram impedir que outros interrompessem quem falava.



    Mas os gajos do boxe estavam lá por via do quê e de quem?



    O Benfica não paga, caro Xé, à Prosegur? Não pode ser a Prosegur a fazer segurança?



    Os vossos argumentos são iguais, iguais, iguais, aos do Vale e Azevedo... minha nossa...




    Sent from my BlackBerry device available from tmn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. òh anti,

      Socios de pleno direito e plenos deveres, nomeadamente o respeito por quem tem a palavra na assembleia.

      Que eu saiba os atletas do clube são todos sócios. E os que estiverem à mais de um ano podem ir a uma assembleia.

      Prossegur? porque não policia? Se estivessem 20 policias do corpo de intervenção tb não se sentiriam intimidados?

      Os teus argumentos são iguais , iguais , iguais, aos do Bruno de Carvalho e do peidoso da Costa...minha nossa.

      tu pelos vistos podes voltar a escrever no mesmo blog do Mister D. aproveita e convida o Ricardo e o karadas.


      Xe

      Eliminar
    2. Xe,

      Eu escrevo onde me apetece.

      Se achas bem que atletas do clube lá estejam, eu também acho, desde que estatutariamente regulares. Sobre isso nem falo.

      A segurança deve ser feita por quem pode fazer segurança. No Benfica e em qualquer outro sítio. Tu não o defendes e eu sei bem porquê. Mas eu, que ainda não vivo em barbárie, defendo-o.

      Vocês parecem-se, dia após dia, noite após noite, perigosamente com os vale e azevedistas...

      Eliminar
    3. Inespugnabile,

      Eu sei que escreves onde queres, era só uma provocação pq não gostei da radicalização do teu comentário. Não gosto de alterações nas citações "", da classificação de radical, do rasteiro e do argumento da equipa de boxe que não fez absolutamente nada nem quando provocada.

      Adjectivas demais e rapido.

      Mais uma vez: gostaria de na proxima ter a policia na proxima assembleia a garantir a segurança, só numa de esvaziar esse argumento. Pq ja sei qual seria o argumento seguinte "os socios não são criminosos para q a policia tenha de estar presente...". bla, bla, bla.

      Uma pergunta objectiva: A equipa de boxe impediu alguem de falar? Intimidou alguem?

      Saudações,

      Eliminar
  4. Caro Costa, a mim não me espanta nem uma nem outra coisa, primeiro porque haverá sempre gente que no alto da sua sabedoria, é uma verdadeiro expert em matéria de gestão de um clube e faria certamente tudo bem e certamente não haveria em lado nenhum uma única voz discordante, porque de facto eles são muito bons, segundo, porque seja qual for a direcção de um clube como o Benfica, prolifarão sempre uns quantos sábios donos de toda a verdade, terceiro, porque todos podem fazer ataques cerrados a vieira e isso tá na moda e é normal, anormal é defendê-lo, quem o faz é burro, é cego, é estúpido e mais não sei o quê, porque os donos da verdade é que têm a razão e eles é que sabem.
    Pois bem meu caro, eu tenho uma grande vantagem, defendo a direcção quando acho que ela tem razão e discordo ela quando acho que não tem e simplesmente me burrifo para aqueles que por essa minha atitude e por achar lamentável que faça o home o que fizer é sempre alvo de todas as críticas me chamem vieirista, é que sinceramente marimbo-me mesmo, porque não lhes devo satisfação, porque a minha verdade é tão válida como a dos outros e porque a apregoada liberdade de expressão dos anti - vieira, que são no essencial anti qualquer coisa, porque essa é a sua maneira de estar na vida, não pode ser só válida para quem dele discorda.
    No essencial sou tal como o Costa, Benfiquista, como benfiquista custa-me que se vandalizem as instalações do clube, como benfiquista custa-me tamanha desunião, como benfiquista custa-me que os próprios benfiquistas ataquem mais a direcção do clube, os jogadores, o treinador e afins, com muito mais violência que tripeiros e lagartos, dando até azo como já aconteceu que Pinto da Costa use em comunicados aquilo que os ditos contestários andaram a escrever as paredes do estádio.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Eu sempre apoiei Vieira e continuo a apoiar, mas também porque não há neste momento nenhuma alternativa, penso que se calhar é isso que leva a que muitos como eu, fiquem indignados com os anti, porque como diz o jotas e muito bem, neste momento os anti Vieira são anti tudo.

    Se aparecesse um ou mais, nomes credíveis para as eleições de Outubro se calhar a vitória não era 80-20 como dizes, ou se calhar nem era vitória.

    O problema é que não há ninguém, eu não vejo ninguém a apresentar-se como futuro candidato, não li nenhuma noticia ou boato a dizer que este ou aquele nome pondera candidatar-se...nada.

    No meu caso por isso mesmo eu defendo Vieira, ás vezes até em discursos e trocas de comentários bastante acalorados, mas não é Vieira que eu estou a defender, eu estou a defender a figura do Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Não admito que portistas e sportinguistas insultem o presidente á minha frente, vou admitir a Benfiquistas?

    Claro que não.

    Mas gostei do teu texto e compreendi a mensagem, como espero que entendas também o meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não admito que portistas e sportinguistas insultem o presidente à minha frente, vou admitir a Benfiquistas?".

      Ora aí está tudo o que eu penso sintetizado numa simples frase. É exactamente isso que me indigna e revolta e que me leva a defender o Presidente, que é um símbolo do meu clube, contra tudo e contra todos, independentemente do seu nome. Do mesmo modo que defenderia a águia símbolo do meu clube, se fosse atacada por quem quer que seja.

      Os benfiquistas anti são bem piores do que os andrades, e já não falo dos pobres lagartos, nas suas críticas, o que é totalmente incompreensível e inadmissível e um verdadeiro insulto para alguém que se diz adepto do clube. O Benfica não é a República das Bananas.

      PS. O membros do clube de boxe não são sócios do Benfica? Não têm legitimidade para estar nas AG´s?

      Eliminar
    2. Mr. Smith, uma pergunta: defendeste Vale e Azevedo? Sempre? Contra tudo e contra todos?

      Eliminar
    3. Caríssimo, respeito a sua decisão... não se queixe dos resultados dessa decisão... faz sentido o que escrevo certo?! E o que o Pedroescreve é de prestar atenção... ah e tal e então Vale Tudo foi nosso presidente... enfim cautela com as frases feitas, com as ideias seguras, os conceitos estruturados... e´só naquela... mas vamos aguardar mais uma preparação desta temporada, porque a coisa começa estranha, em 2 meses não s econseguiu um defesa esquerdo, o direito foi vendido (Wass integrou a seleção Dinamarquesa)... e ainda não se faz a minima ideia de quem vai sair.
      Boa contratação do Ola John, espero que se consiga de facto reabilitar o Enzo... ou então vendê-lo decentemente... fala-se no Salvio quando a equipa parece estar bem estruturada na frente... mesmo como alternativa a Garcia, aceito o Matic, eu sei que muitos discordam mas eu até isspo dou de barato...

      E quero ver qual será a decisão sobre a Olivedesportos: se queresmo voltar ao controlo dos acontecimentos ( e nesse caso aceita-se inclusivie perder alguns milhões de euros para se retomar a superioridade... a isso chama-se estratégia de retomar a liderança "estrutural da coisa")... bom fico-me por aqui...

      Mas regressando ao esencial aceito a sua decisão de apoio, é legitima!!!! Mesmo que não aceitasse estaria certamente ( e muito bem)a cagar-se para a minha pessoa, mas o que eu quero dizer é que gosto de construir pontes, discutir ideias - pelo puro prazer de trocar ideias!

      Eliminar
  6. Já fui um defensor de LFV, talvez até há um ano sensivelmente... depois bem, depois abriu-se-me os olhos... as amizades estranhas, os negócios pessoais com os nossos adversários (Salvador), a amizade com o senhor da Olivedesportos (é meu amigo todos sabem...), os camiões de jogadores que vão e vêm ( e uma pessoa começa logo a pensar haverá aqui fenómenos de comissões por baixo da mesa?), os sound bytes, vá lá, parvos, a coersão à liberdade de expressão, a Benfica TV que se transformou na LFV TV, os jogadores "perdidos para o Porto", os jogadores nucleares vendidos com a pré-época no fim ou com a época em curso, os Robertos (estranho negócio), e os Emersons... as arbitragens que afinal e tal e depois no fim da época... o saneamento financeiro e depois no inicio 83 milhões e agora 400milhões de passivo...compreendem????
    Ah não temos alternativa por isso sou protector do presidente do Benfica - a sério meus... desculpem lá, foda-se vai lá vai...
    O que me vai na cabeça é quma cena marada, do estilo sem alternativa a Maxi, má opção para o lado esquerdo da defesa - jogadores nucleares a serem vendidos durante o estágio ou com a época quase a começar sem opções crediveis, e que não frequentaram toda a preparação da época, isto soa-vos a familiar?
    Neste pacote dos vendáveis: temos Gaitan, Witsel, Garcia e Cardozo... destes só gaitan e cardozo têm dentro do plantel substitutos aceitáveis, no entanto Rodrigo vai aos jogos Olimpicos... talvez o Kardec... ebfim... não sei se me faço entender...
    Contra LFV pessoa - NADA CONTRA! Quanto a LFV dirigente do Benfica, pessoa capaz de decisões razoáveis...foda-se!!!!

    ResponderEliminar
  7. "Os anti-vieira são anti tudo"...

    Obrigado. Contra tudo mas a favor do Benfica, pode ser?...
    E nem sequer sou anti-Vieira. Só estou farto de o ver a enganar e a encher-se à conta do clube...

    "O Presidente, que é um símbolo do meu clube".
    ..
    O Presidente é o símbolo, quando muito, da 'puta da cara' que apregoa ter. Para ser macio.
    O posto de Presidente, a função, a cadeira, a instituição 'Presidente' se assim quisermos chamar, pode ser um símbolo do Benfica. 'O Presidente' não. Agora como em outras alturas.

    ResponderEliminar
  8. @José Costa (inespugnabile do Benfica)enquanto votante do Sport Lisboa e Benfica e de acordo com a minha consciência lá fui votando,escolhi sempre um candidato até ao aparecimento do azedo ,não esquecer que esse artista perdeu uma primeira vez por 92% contra o damasio ...depois numa 2ª tentativa lá fez o assalto com a ajuda imprescindível e sempre crescente luta pelo poder audiovisual. Chegar aos dias de hoje só dá constatar que a revolução tecnológica(digital,informatica...os meios de chegar as pessoas) atravessa os nossos dias com um poder incrível e muito Valioso para sustentar ideias ou linhas de pensamento...influencia-se muito e vende-se cada vez mais.
    Viver os dias de eleições sempre me enchia de orgulho Benfiquista ,desde a tarde em que o prof.Tadeu perdeu deu-me uma azia... que aliviou na eleição do Manuel Vilarinho, mas não me passou. Deixei de comprar jornais desportivos só por teimosia...informar-me será sempre pelos "ecos", reflexões de presentes Benfiquistas mesmo que tenham apoiado outra linha de pensamento. Não te vou repetir o que já escrevi no teu antigo espaço da blogosfera...
    Focando agora a clivagem existente,o imbecil do luis fez a promessa por estes mesmos motivos.As motivações,o conhecimento de cada individuo está na "salada russa" das opiniões...e como diz uma estação (por acaso a que apoiou o azedo)

    sic,"todos tem direito a ter opinião".

    Ora o cenário dos dias de hoje vem sendo preparado já desde a entrada deste seculo.Os Valores Desportivos são pontapeados pelos negócios e pelas saúdes financeiras que são o reflexo do país.Os órgãos de comunicação esperaram ou inventam "factos" ,também não querem outra coisa...querem lucros. Maquinas de informação são montadas para vender imagens ,As "imagens" aqui no nosso quintal dão-se todos bem ...é tudo uma maravilha,clubite para aqui, clubite para ali e o Povo é que paga e ninguém se entende...depois temos os dirigentes que temos e toda o Povo os conhece. Ora é precisamente deste angulo que o imbecil do luis vê que os eucaliptos crescerem alto,bem alto, com politica,guita, vaidade e crescimento econômico que para largar custa muito...aparecem as teorias do medo em detrimento da liberdade de ideias desportivas...aliás, o Sport Lisboa e Benfica é acima de tudo DESPORTO.
    Ainda acredito que algumas almas no meio desta doença venham dar um rumo exclusivo,inovador,sem reboques "mendes" ou "veigas"...com ideias de ética desportiva,com elevação e Cultura Benfiquista, sem ler textos...Homens que falem com o coração, de improviso e a Alma de Serem Benfiquistas.

    ...até já.

    Normalmente 10 anos é muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis estamos num mesmo diapasão... o que me surpreende é a aparente ausência de um "Tadeu deste mundo"...
      Reconheço que com o passivo que temos, pegar neste barco é muito "desafiante", eh pá mas a cena era tentar - colocar bom senso nas decisões... é possível baixar o passivo, continuar a ganhar e aumentar as receitas... bastava que o JJ perante os "erros" aprendesse, que a formação passasse a ter um lugar na filosofia da construção do plantel, que a Olivedesportos ficasse a falar sozinha, que os árbitros fossem escrutinados semanalmete com seriedade (análises isentas - sem azedume e com verdade) / que se identificassem os árbitors (personas non gratas)... and so on ... é só bom senso nada mais!!!!

      Eliminar
  9. Agora um extra,
    - o que dizer do Norton de Matos???

    Profissional,mas mesmo profissional do mercado sul americano,gosto especial pelo argentino noutros tempos...

    -Não havia no Universo Benfiquista uma Referencia a serio do Benfica (em exclusivo) ou alguém Jovem "Treinador" já na nossa casa para projetar num futuro próximo???

    Este "eco" já o senti na época passada,confirmou-se neste tempo.

    ResponderEliminar
  10. Só não entendo porque se radicalizam posições, tanto é benfiquista quem vota Vieira como quem opta por outras opções.

    Duvido muito que quem tenha votado Vieira saia pela porta pequena porque Vieira será recordado no futuro pela obra de recuperação que executou gostem ou não gostem.

    Depois eu tb fui dos que votou Vale e Azevedo, quando percebi que ele nos levava para o abismo fui um dos que ajudou a correr com ele com o meu voto. Será que por ter sido enganado no inicio sai pela porta pequena?

    Acho que por vezes estas discusões perdem sentido quando no fundo todos queremos o mesmo um clube vitorioso eu acredito que cada vez estamos mais perto disso. A crise separará os chicos espertos dos bons gestores e o nosso presidente pode ter muitos defeitos mas olhando para a obra executada é irrealista falar de fracasso.

    É apenas a minha opinião neste momento não estou contra ninguém e quando o Benfica marcar, abracarei quem estiver ao meu lado seja Vieira seja anti Vieira porque o que interessa é isso mesmo! Vibrar pelo nosso glorioso, eu penso todos os dias no nosso Benfica! Tenho amor incondicional como tem quem vota a favor e contra. Porque o debate não pode ser apenas construtivo?

    Abraço glorioso a todos os benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...por ultimo aqui o imbecil do luis na primeira vez do careca azedo...viu uma Victoria do Benfica por 92%!!!
      Depois analisou a sua eleição(2ªvez) e por muitas voltas que desse aos números eleitorais os Benfiquistas eram os mesmos.Motivo a venda de ilusões,o "falar barato" criou o abismo...na 2ª só caiu quem vendeu a alma ao diabo.

      Na atualidade analiso que só foi possível ter um ex alverca a presidente porque houve precisamente um abismo durante os anos 90 de vitorias...e a necessidade de construir algo(estadio para o euro 2004) que se empataram a discutir...refletir o Benfica passou as fronteiras do Clube e aí meus amigos,qualquer um passou a agarrar-se ao mediatismo das opiniões.
      Quem viveu os anos 80 estará cansado(havia outras crises), mas perante a crise atual compara como o nosso quintal está diferente. Mas tem um grande diferença,jogadores estrangeiros aos pontapés em tempo de crise com clausulas superiores aos formados na Nossa horta(e dispensados,vendidos a "outros" fundos).Das obras desportivas falando, a exigência(vamos para a 12ª) já só dura até a venda de novo pacote da apresentação das camisolas.

      Normalmente 10 anos é muito tempo.

      Eliminar