quarta-feira, 5 de junho de 2013

Jorge Jesus e Rui Vitória


Tive oportunidade de dizer a um grupo de amigos o que aqui vos trago: caso Vieira não formalizasse o acordo com Jesus, Rui Vitória seria o treinador do Benfica.

Sucede que Jesus iria direitinho para o porto...

Ficámos nós com Jesus e os tripeiros com Rui Vitória? 

Espero que não: Rui Vitória é um Benfiquista de gema, competente, que será,  um dia, nosso treinador.

Que não confunda o essencial com o acessório... (bom, se Vitória for para o freixo, a pressão sobre Vieira será a coisa digna de filme épico de suspense)

Enviado de Samsung Mobile

18 comentários:

  1. O JJ é um excelente treinador e nós temos de nos concentrar no nosso treinador e nos nossos jogadores.

    Se o Rui Vitória for para o Porto, é provavel que depois também vá para a Grécia treinar o Apostolakis de Gourkivadis, onde será um treinador muito acarinhado.

    ResponderEliminar
  2. Eu ás vezes tenho alguma dificuldade em entender certas modas.

    Digam-me o que tem o Rui Vitória de especial para ser 'competente' para o Benfica?

    É que se for o passado nos nossos juniores: ser goleado em Alcochete no jogo do titulo também não dá grandes esperanças de futuro, não é?

    ResponderEliminar
  3. Misturar Jorge Jesus com Rui Vitória, epah, não me façam isso.

    Desejo MUITO ver o Rui Vitoria no porto!!!

    ResponderEliminar
  4. Mas quantos foram para a grecia? O villas boas? O mourinho?

    ResponderEliminar
  5. Fernando Santos, Jesualdo, Oliveira ( n foi grecia mas vai dar ao mesmo )...
    Qt aos que nomeias, de facto o VB tem mostrado competencia que ate cansa...

    ResponderEliminar
  6. Não tem nada de especial. Até porque como é do Benfica, os Benfiquistas não gostam...

    O jesualdo foi inventado pelo vieira, o santos o vieira ainda o trouxe e o Oliveira nunca foi treinador. O villas boas, como verás, vai ser um dos melhores treinadores do mundo - infelizmente. O que me irrita e irrita muito, é que nos nuncs reconhecemos merito aos outros, mas somos capazes de reconhecer a quem não tem.


    Se o rui vitoria mostrou alguma coisa? Bom, com uma equipa de merda ja ganhou uma taca ao grande jj... e tem feito um trabalho sustentado. Se isso serviria para o Benfica? Perguntem ao Vieira que foi quem o sondou.

    ResponderEliminar
  7. O Rui Vitória pode ser muito bom, mas neste momento o JJ é melhor.

    A exibição na Taça foi miserável porque nem jogadores nem treinador tiveram a motivação necessária para ganhar aquilo depois de dois falhanços dolorosos.

    Esta época do Benfica foi muito boa, quem disser o contrário está a confundir a amargura das derrotas com tudo o que aconteceu ao longo da época.
    No lance do golo do Kelvin, os jogadores do Benfica falharam, foram displicentes, porque apesar de estarem posicionados, não recuperaram no tempo necessário, e depois o remate certeiro e o Artur pouco esticado fez o resto.
    No lance do golo do Chelsea que ditou a derrota, o Jardel falhou claramente a defesa daquela bola, e o Ivanovic cabeceou sem oposição... isso foi culpa do Jesus?!?

    A época do Benfica foi muito boa, e não podemos confundir três jogos maus em que ainda por cima aconteceu MUITO AZAR, com incompetência ou incapacidade do JJ.
    Quantos remates do Kelvin e do Ivanovic entrariam mais?

    Que culpa tem o JJ que o Aimar e o Carlos Martins tenham estado sempre mal ao longo da época, incapazes de fazer descansar o Enzo e o Matic?

    Que culpa tem o JJ de o Carlos Martins ter levado um amarelo por protestos e logo a seguir fazer uma entrada disparatada que pôs o Benfica a jogar com 10 quando precisava de carregar o Estoril?

    Que culpa tem o JJ de o terceiro central ser o Jardel, que também já tinha falhado no jogo contra o Chelsea o ano passado?

    O Vitor Pereira teve o colo dos árbitros, que lhe valeu mais de uma dúzia de pontos.
    Quando sair do Porto, vá para onde for, será apenas um bom treinador, de equipas médias, nunca será genial.

    O Rui Vitória está a ser endeusado. Veremos quantas mais épocas boas consegue.

    Se não faz sentido renovar com JJ com medo que ele vá para o Porto, tb não faz sentido desistir do JJ e contratar o Rui Vitória com o mesmo medo.

    O Benfica é o Benfica, tem melhorado todos os anos, e vai continuar a melhorar.
    Todos os anti-benfiquistas estavam desejosos de ver o JJ fora do Benfica porque sabem bem que muito dificilmente outro treinador iria conseguir o que ele vai conseguir. No fim da próxima época falamos...

    (O Villas Boas é bom treinador. É ainda novo, poderá ainda aprender muito, para além do muito que já sabe. Acredito que será um treinador com uma carreira de muitos títulos. O Vitor Pereira está a MILHAS do Villas Boas, a MILHAS! O futebol do Vitó é um sono, comparado com o do Villas Boas. Mas a verdade é que o Vitó ficou sem Hulk e Falcao, como tb é verdade que o Villas Boas este ano só se safou com o Bale.)

    ResponderEliminar
  8. Penso que estão a aparecer em Portugal bons treinadores. para além dos que estão no estrangeiro como Mourinho e AVB.

    Para mim destaco Pedro Martins, Leonardo Jardim e Paulo Fonseca pela qualidade do futebol das suas equipas e porque apresentam resultados.

    Também quero ver se Marco Silva vai confirmar esta ano aquilo que de muito bom mostrou nestas 2 últimas épocas.

    Quanto a Rui Vitória de facto apresenta resultados quer em Paços de Ferreira, quer em Guimarães. No entanto quanto à qualidade de jogo das suas equipas é que já deixa algo a desejar. Ainda não vi nas suas equipas aquele futebol que penso pode servir ao Benfica.

    No entanto mesmo a jogar pouco futebol se podem ganhar títulos e a jogar bem se perdem títulos como nos aconteceu este ano...

    ResponderEliminar
  9. Viva, Jose.

    Lamento, mas o Rui Vitoria, como treinador, e' fraquissimo. Sim, ganhou a Taca de Portugal ao Benfica, mas por demerito nosso, mais do que por merito deles (um golo em fora-de-jogo e outro as tres tabelas). E' cagativo que seja benfiquista se nao for suficientemente competente.

    Villas-Boas e' tao bom que nem sequer se qualificou para a Champions, nao conseguiu controlar o balneario do Chelsea (imagine-se entao, como foi aventado, o que se passaria no Real Madrid se fosse ele o treinador escolhido) e vai fazer mais uma epoca no Tottenham. Tem uma Liga Europa ganha contra... o Braga. Por 1-0. Este ano, com tudo para chegar a final, e' eliminado na Liga Europa pelo gigante Basileia.

    Para evitarmos a conversa de nao se dar merito a quem o tem, veja-se o caso do Mourinho. Mesmo percurso (ainda que ja com uma Champions, o que nao e' pouco, mesmo que tenha sido ganha ao poderoso Monaco), chega ao Chelsea e e' bicampeao (chegando duas vezes 'a meia final da Champions), vai para o Inter, e' bicampeao e ganha a Liga dos Campeoes no periodo do "Dream Team" de Barcelona, que eliminou. Vai para o Real e ganha um campeonato ao mesmo Dream Team, chegando tres vezes 'a meia final da Champions. Se calhar sou eu, mas nao me parece que o percurso destes dois se assemelhe muito.

    Veremos onde acabara Vitor Pereira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Tem uma Liga Europa ganha contra... o Braga"

      Tenham noção dos argumentos que usam. O AVB (que acho que é flop atenção) ganhou ao Braga. Mas quem é que perdeu contra esse mesmo Braga????

      Eliminar
  10. Parece-me que o Rui Vitória tem um curriculo bem melhor do que o JJ quando chegou ao SLB...

    É evidente que Jesus não tem culpa dos erros dos jogadores que o SLBenfica Vencedor enunciou mas também não tem mérito algum no fabuloso golo de Lima contra os lagartos, tb não tem mérito nas exibições maravilhosas de Sálvio, Gaitan, Cardozo, Lima, etc.

    Aceito que não tem culpa dos erros dos jogadores mas tb não tem mérito quando eles resolvem o jogo devido à sua fabulosa qualidade técnica. E basicamente JJ no SLB é isso: quando os jogadores rendem o SLB ganha, quando os jogadores não rendem o SLB perde. Mão de JJ em mudar algo quando os jogadores não rendem não existe. Simples. Mesmo muito simples.

    PS: Vocês que gostam de Hóquei, o jogo de ontem com o Sporting foi só a despedida do treinador (porquê, já agora??) ou vai haver debandada geral?

    ResponderEliminar
  11. Pedro,

    Sei bem que argumentos uso. A equipa eliminada pelo Braga foi o Benfica de Jesus. E entao? E' por acaso isso que estamos a discutir? Por acaso era essa a comparacao que estava a fazer? Nao foi por ter eliminado o Benfica que o Braga passou a ser uma grande equipa, que era o escopo do meu comentario. O FCP de Villas-Boas, tal como o Porto de Mourinho, nao enfrentou um unico adversario de jeito quando venceu a Liga Europa. Um unico. A comecar pelo adversario final. Ja sei que nada te agrada no Benfica actual, a comecar pelo treinador, mas talvez fosse boa ideia comecares a distinguir alhos de bogalhos. O que eu estou a dizer e' que o Villas-Boas e' um treinador fraco, sobretudo quando comparado com Mourinho. SO isso. Capisce ou queres um desenho?

    Do teu segundo comentario, lamento, mas so se aproveita o post scriptum. Rui Vitoria tem um curriculo bem melhor do que Jorge Jesus quando chegou ao SLB? Que raio de comparacao e' essa? Como e' que medes isso? Com titulos? O Rui Vitoria ganha uma Taca de Portugal da maneira explicada acima, sem saber ler, nem escrever, e, por causa dessa merda, tem melhor CV que o Jesus? Porque a ganhou ao Jesus? O que e' mais absurdo nisto e' que eu sei que tu les bons blogues como o Lateral-Esquerdo, porque vejo la os teus comentarios, portanto a unica explicacao para este genero de, digamos, argumentos e' o facto de desprezares gente como LFV, Jesus e quejandos, desprezo esse que te impede de reconhecer a qualidade do trabalho que tem sido feito. Dizer que Jesus nao tem merito, sobretudo pressupondo que tens mais de dez anos e que, como tal, viste as equipas do Benfica pos-94, e' completamente absurdo. Nao ha outra palavra. Espera, ha: desonesto. Porque nao analisas os factos, analisas os titulos. O Benitez tem muitos titulos e nao se aguenta em lado nenhum. O Manuel Jose tambem tem muitos titulos. Quere-lo no Benfica outra vez? Olha que o gajo vinha com gosto. O Heynckes, que ja na altura tinha muitos titulos, foi o que foi. "Ah, mas na altura nao havia estas condicoes". Precisamente. Precisamente. Se as ha, e' gracas a quem. E quantos pontos fez Heynckes na altura?

    Essa ideia do "e' assim tao simples" pressupoe que ignoremos tudo o resto, a comecar pelo facto de que temos de ser perfeitos - perfeitos, i.e. nao perder um jogo e empatar, no maximo, dois - para ganhar um campeonato. Vai comparar os numeros - todos os numeros, incluindo os penalties, os vermelhos, etcetera - e depois falamos. Ou melhor, nao falamos, porque ja sei qual e' a resposta: o Benfica tambem tem de ser alheio a isso tudo. Eu tambem pensava assim, mas na altura tinha quinze anos e ainda nao tinha estudado direito penal na faculdade. Ve la se cresces, pa: estas a jogar contra o que em alguns paises seria considerado "criminalidade organizada". Escamoteias tudo isso em funcao do que te desagrada? Acho que fazes bem. E agradeco, por essa razao, que, apesar de ser, como dizes, assim tao simples, nao exercas qualquer cargo no Benfica.

    Em jeito de finalizacao com a barriguinha, ha coisas erradas no Benfica, como o Novo Geracao Benfica (por exemplo) ja teve oportunidade de salientar em varios posts. De qualquer modo, faco minhas (pela primeira e ultima vez na vida) as palavras de Vieira: nao e' porque as coisas nao correram bem que devemos destruir tudo o que de bom foi feito ate aqui. E, ao contrario do que querer fazer crer, Pedro, nao foi pouco.

    ResponderEliminar
  12. Dasse, fala-se de honestidade de argumentos e não se fala da diferença de orçamentos e de investimento anterior e actual das equipas do jesus e do heynckes ? é que quando se apela à honestidade dos argumentos dos outros, também convém usar de honestidade, ou já nos esquecemos das compras com sacos de caramelos do Toni na fase pós-Heynckes ?

    ResponderEliminar
  13. E não, não gosto do Rui Vitória, acho que as suas equipas não jogam futebol, ao contrário do que vi ao Paços do Paulo Fonseca ... Nem sei quem é mais competente, pois não estão no mesmo patamar competitivo apesar do Jesus ter perdido escandalosamente a Taça de Portugal para o Vitória.

    ResponderEliminar
  14. Vamos la ver: e' certo que Heynckes nao beneficiou do investimento que foi feito. Le o paragrafo, B Cool, isso esta la. Mas, se Jesus beneficia dele, e' merito de Vieira. Voltamos ao mesmo: dar merito a quem o tem, quando o tem (criticando quando nao o tem, naturalmente). Heynckes teve merito este ano, nao teve no ano passado (com condicoes e dimensao certamente superiores as de Jorge Jesus nos ultimos quatro anos). A questao e': nao e' a quantidade de titulos que faz de alguem melhor treinador. E tambem nao e' o investimento feito (vide Mancini, por exemplo). Jesus e' tacticamente muito bom. Beneficia de um investimento que outros nao tiveram, mas isso nao lhe retira merito ou qualidades. Falha em varios pontos? Sem duvida. Merece quatro milhoes por ano? Nem por sombras. O que nao me parece razoavel e' ignorar as tremendas "externalidades negativas" que existem no nosso campeonato e atirar a Jesus e a Vieira como se fossem os unicos responsaveis.

    ResponderEliminar
  15. JAS, tudo muito bonito mas, espremido, o que é que isso dá?
    4 anos, 1 titulo, conquistado na última jornada ao...Braga. De resto perdeu dois campeonatos para o VP apesar de ter vantagem confortável. Falas em números. Falemos de factos. Explica-me a táctica utilizada nos 5-0 no Dragão. Mostra-me um jogo complicado que Jesus tenha desbloqueado com substituições. É que eu mostro-te vários em que JJ com substituições estragou tudo...

    O CV de Vitória é o que é. Ponto. Sabes pq é argumento? Pq todos AGORA dizem que este ou aquele não têm pedalada para o SLB. E JJ tinha? Quem era JJ antes de vir para o SLB? Vitória, pelo menos, é alguém que venceu uma Taça de Portugal com um Vitória muito pobrezinho. Gostava de ver o que JJ fazia com aquele Vitória. Aliás...gostava de ver o que JJ fazia com as equipas dos tão criticados Santos, Koeman e até Trapp.

    Ou seja, o que eu faço, é utilizar em sentido inverso a maioria dos argumentos utilizados em defesa de JJ.

    JJ é tacticamente muito bom? Tenho algumas reservas em relação a isso tendo em conta que raramente consegue vencer jogos dificeis. Digo sim que é muito bom a colocar a equipa a defender como um bloco, a ensinar aos jogadores o que fazer em campo, etc. De resto, mais nada. Não há, repito, não há uma acção de JJ ao longo de um jogo que faça virar um resultado. Quando a coisa aperta JJ não resolve. Por isso digo que vencemos pq temos excelentes jogadores.

    E sim, dou mérito a JJ por Coentrão. Mas apenas nele.

    ResponderEliminar