domingo, 4 de dezembro de 2011

A importância de JJ


Sou daqueles que critico, por vezes, o nosso treinador.
Sou daqueles que considero as críticas dos últimos dias algo injustas.
Sou daqueles que abominam a tese, mais que difundida e tristemente contemporânea, que se educa apenas com elogios.
Posto estes considerandos introdutórios, gostava de expressar o meu apoio a JJ. Este apoio alicerça-se em vários pressupostos que, segundo o meu ponto de vista, são cruciais para escolha de um treinador do Sport Lisboa e Benfica. Vamos aos factos:
Apresenta o melhor palmarés, como treinador Benfiquista, destes últimos 20 anos.
Conseguiu rentabilizar a grande maioria dos investimentos que solicitou.
Recuperou jogadores que eram dados como perdidos ou estagnados.
Tendo nascido num berço de outra cor tem conseguido, paulatinamente, impregnar-se dos valores que norteiam a Nossa Instituição.
Praticamos um futebol atacante, vistoso e ousado.
Prestigiou a Nossa equipa.
A nível nacional e internacional, o Benfica é temido.
Comete, é certo, erros. No entanto, os ganhos com a sua contratação, superam todos os percalços do seu trajecto. Não me vejo sem JJ, até porque me lembro bem da travessia do deserto pós Jimmy Hagan, John Mortimore e Eriksson, sem esquecer o melhor treinador da actualidade, José Mourinho. Torna-se importante salientar que, este último, trabalhou com uma equipa sofrível e esteve sempre a prazo.
Quando conseguir pautar o seu comportamento pela humildade, será certamente um dos melhores do mundo porque de futebol, sabe, e muito!

8 comentários:

  1. Este comentário mais parece ser encomendado. O JJ teve e tem o melhor e mais caro plantel dos últimos 20 anos. E o que fez até agora? Ganhou apenas 1 campeonato! Na Champeon L. que e fêz? = O. Por mim, o Humberto Coelho por aquilo que fez no Benfica e na Selecção Tuga é de longe o melhor treinador p'ró Benfica, porque com os actuais jogadores... bem!

    ResponderEliminar
  2. Bom post João Freire, em vez de se pôr tudo em questão numa hora triste prefiro ver o grande problema de sempre; quando a bola não entra o volátil universo benfiquista quer sempre cabeças a rolar.

    ResponderEliminar
  3. Apoiado, apesar dos treinadores que referiu não ter visto nenhum ao comando do SLB, mas pela história do nosso clube foram importantes, só conheço o último, mas nunca o vi no Glorioso; quanto ao José Mourinho, na altura os que hoje criticam e usam de arremesso não o gosto de mencionar por isso mesmo, porque popularmente quem o sucedeu foi muito apoiado, enfim...

    Contudo o JJ pode, e, creio que vai ser caso único no futebol em Portugal, espero que nunca saia do SLB em quanto nos continuar a dar títulos...e, não percebo as críticas feitas ao JJ, não são estes os jogos para experimentar os suplentes?!?! Se não servem para estes jogos, não servem para o SLB!! Se perdêssemos com 11 titular do SCP ou MU, viriam as mesmas vozes perguntar o porquê de não jogarem estes que jogaram, que era outra coisa, se calhar até tínhamos ganho por muitos...por isso antes de criticar, temos de pensar bem!! JJ peço que fique na Luz durante muitos anos...e, que isso signifique muitos títulos, para já vamos em 3 de 9 possíveis, em duas épocas...

    ResponderEliminar
  4. Caro João,
    Não podia estar mais de acordo com esta análise. Partilho exactamente do mesmo sentimento.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Anacleto,
    Ainda existem muitos Benfiquistas que não encomendam nem aceitam encomendas. Ao longo de quase 49 anos de Benfiquismo, as únicas encomendas que faço com frequência, são livros e cd´s, e sempre através da internet.

    ResponderEliminar
  6. Quando conseguir pautar o seu comportamento pela humildade....................

    E até lá aturemos as alarvidades dum selvagem que nao fez para merecer mais do que o Estrela da Amadora.

    Este texto é muito bonito mas ignora o facto de Jesus ter ao seu dispor o melhor plantel dos últimos 20 anos. E mesmo jogando contra um Porto no seu pior, é incapaz de se destacar.

    ResponderEliminar
  7. Discordo totalmente. JJ tem tido falhas demasiado graves para serem ignorados dessa forma. Dou de barato a questão de JJ potenciar jogadores apesar de qqr um dos q potenciou serem de facto excelentes jogadores, mas tudo bem. Dou o mérito ao JJ.

    JJ, como algém já referiu, tem tido ao seu dispôr os mais caros planteis do SLB. Teve carta branca para os reforços q quis e o resultado foi o que vimos na época passada. Este ano com um plantel soberbo (para a nossa realidade) já dissemos adeus a uma competição. Mas, pior que tudo isso, é a forma como JJ nos faz perder competições: a táctica dos 5-0 no Dragão, a forma como saímos da Taça de Portugal o ano passado, a escolha do 11 para o FNC, etc etc. São erros graves. Demasiado graves. E não esquecer (eu não me esqueço mesmo) da rábula da chantagem a Vieira após a conquista do título e conversa com o corrupto do norte. Tivemos uma boa época e uma época catastrófica. Esta época será o tira teimas para perceber a real valia de JJ.

    Digo o que sempre disse: acho q JJ percebe de futebol e é por isso que as suas opções tácticas me deixam incomodado. Não me esqueço da tal conversa com o corrupto do norte...

    ResponderEliminar
  8. Para já mais uma vez foi a taça para o brejo e em 3 anos nem uma final, o melhor foi a meia-final vergonhosamente perdida em casa no an passado. Em termos de campeonato 1 vitória e 1 derrota, esta época tira as teimas. Nas competições europeias 1/4 e 1/2 finais da Liga Europa, mas com eliminações idiotas, este ano passámos a fase de grupos da Champions (ao contrário da prestação miserável do ano transacto). A juntar a isto 2 taças da liga. Sinceramente, para o investimento efectuado parece-me pouco, mas vou esperar até a final da época para dar o veredicto

    ResponderEliminar