terça-feira, 26 de junho de 2012

País de opereta

Num país a sério, Rui Costa, o que ganhou a Volta à Suiça, o maior feito de sempre de um ciclista português, teria tido honras de primeira página em todos os jornais, não só desportivos, por uma razão muito simples: ganhou a 4.ª Volta mais importante do mundo!


Foi isso que sucedeu?


Os jornais preferem falar dos 22 avançados do Benfica ou dos 10 guarda-redes dos tripeiros...


9 comentários:

  1. Pois é meu amigo, mas é o que dá ter vitórias históricas em tempos de euro... O Rui Costa devia ter pensado em ganhar noutra altura!!!! Enfim...

    Acho que só dão por ela se ele ganhar alguma coisa no Tour... Isto se não for dia da imprensa apresentar mais 46 possíveis novos reforços para o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Só para acrescentar uma coisita: infelizmente o nosso conhecimento (quando digo nosso, falo de uma grande maioria dos portugueses) é pouco, não tendo a maioria dado pelo valor desta vitória... Sabem eles que esta é apenas a 4ª maior competição velocipédica do mundo...

    ResponderEliminar
  3. Pior ainda os 'nossos' maravilhosos operadores de TV, gerais e desportivos!

    A propósito, a TVI - que vejo no intervalo da SIC - voltou a repetir pela 4ª ou 5ª vez a reportagem sobre esta 'vaga' de calor no Alentejo (em Beja, concretamente).

    ResponderEliminar
  4. O exagero que aqui vai, nem é o maior feito de todos os tempos, nem a volta à suiça é a 4.ª maior competição velocipédica do campeonato protour.

    Na volta à Suiça encontram-se ciclistas que acabaram o Giro e portanto estão em quebra de forma, que preparam o Tour e portanto ainda estão longe da forma ideal.

    É uma competição importante, é um feito notável dum ex-ciclista do glorioso, em especial quando teve o privilégio de ter a trabalhar para ele um ciclista da qualidade de Valverde. Se estivéssemos no Tour, provavelmente seria o inverso o Rui Costa a trabalhar para o Valverde.

    Seja como fôr uma competição de 8/9 dias é muito diferente de uma grande volta de 21 dias.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa B cool, mas a volta à suiça tem uma grande importância. Não falo aqui do maior feito, mas foi certamente um dos maiores feitos. Melhor só mesmo Joaquim Agostinho, e semelhante, José Azevedo, com os seus 5º lugares no Tour e Giro, e ainda mais um 6º lugar no Tour.

    Mas pela importância que teve, temos de admitir que teve muito pouco impacto. Muito pouco mesmo. Para a importância que teve!

    ResponderEliminar
  6. A volta à Suiça é a quarta volta mais importante, a seguir ao Tour, Giro e Vuelta, era a isso que se referiam. E ficou à frente de muita gente importante: Andy e Frank Schleck, Leipheimer, Gesink, Kreusiger,Valverde, Fuglsang, etc..

    E, já agora, o Joaquim Agostinho ficou duas vezes em terceiro no Tour, numa delas ganhou 4 etapas. E ganhou no Alp D'Huez, a curva 17 tem o seu nome.

    ResponderEliminar
  7. @Tiago
    O Andy Schleck está lesionado, não vai ao Tour nem foi à volta à Suiça. Valverde é da equipa do Rui Costa e nesta prova trabalhou para ele.

    Se para ti a volta à suiça é a 4.ª volta mais importante, então o que é o Paris-Nice, o Tirreno-Adriático, a Volta à Catalunha, o Dauphiné-Liberé, etc. ?

    Ninguém nega a relevância do feito, o seu carácter de inédito, apesar de na imprensa portuguesa ter passado quase despercebido, agora não vale a pena querer fazer mais do que é.

    Sendo uma competição importante do Protour, é uma competição de transição entre o Giro e o Tour, algo a que a nossa Volta devia almejar ser entre o Tour e a Vuelta (mas a nossa volta não deixa de ser uma miserável competiçãozinha de segunda, que nem é a mais importante no calendário internacional).

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, o Andy caiu no Dauphiné, confundi-me. Eu não discordo totalmente contigo, aliás, prefiro ver o Dauphiné do que a Volta à Suiça, por exemplo. No entanto, tirando as 3 grandes voltas, acho que a Volta à Suiça vem a seguir quantos às "Voltas a países", digamos assim. Mas não a considero mais importante do que a Milão San Remo, Roubaix, ou outras clássicas.

    Estou com alguma expectativa em relação à prestação do Rui Costa no Tour deste ano. Já ganhou uma etapa no ano passado, este ano espero um bom resultado final.

    ResponderEliminar
  9. Pois, mas Rui Costa será agora o gregário de Valverde.

    Ou Valverde faz um grande Tour, e Rui Costa, como o último escudeiro faz uma boa classificação (tal como José Azevedo fez com Lance) ou então, apenas poderá almejar a uma vitória em etapa.

    ResponderEliminar