quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A inevitabilidade Oliveira ou a alternativa Meo?

Oliveira detém o exclusivo dos canais desportivos em Portugal e assim continuará, a não ser que se opere uma verdadeira revolução no mundo televisivo português, o que não se alcança, durante muito tempo.

Não há, apesar do ensaio, mercado para mais e a Sporttv é, de facto, um grande canal de desporto - e barato, face à concorrência europeia, daí a quantidade de sítios na Europa onde se vê os campeonatos europeus na ... Sporttv.

A Benfica TV é um grande ensaio de televisão de clube, feita, na grande maioria das vezes, por jornalistas recém licenciados e inexperientes, mas que se dedicam, com grande esforço, a que o Benfica seja um clube melhor e maior. Mas pode substituir um colosso como a Sporttv?

Dizem-me (a grande maioria, saliento!) os meus amigos que sim, que a Benfica Tv é que deve transmitir os jogos do Benfica e que meio mundo pagará o dinheiro que o Benfica exigir para ver um jogo. Mas esses amigos, saliento, nunca pagarão um tostão: tal como eu, pertencem aos adeptos que assistem, jogo após jogo, semana após semana, mês após mês, ano após ano, aos jogos no estádio...

Há mais adeptos dispostos a pagarem?

Pergunto, quais os clubes do mundo que não cederam os seus direitos televisivos?


Esta questão não tem resposta simples. Eu, por exemplo, não posso ver Oliveira à frente, assim como não podia ver Veiga (foda-se, o sócio do Vale...), Jorge Mendes (quem não se lembra daquela entrevista do Tiago, feita pelo avençado Bruno Prata?), Paulo Barbosa (de volta, com Yanick...) e muitos outros. Mas admito que as sociedades se rejam sem sentimentos... O nosso Clube, por exemplo, até já levou Fernando Gomes à Liga e à Federação.

Mas as sociedades desportivas podem reger-se assim, sem sentimentos nenhuns? 

Não sei a resposta. Mas sei que havia uma boa solução: a Meo comprava os direitos televisivos do Benfica e vendia-os a seu bel prazer... 


Se isso falhar, pode o Benfica desperdiçar os 25 milhões de Oliveira - por ano - e apostar no desconhecido? 

1 comentário:

  1. Resposta à tua pergunta. Não! Não pode.

    Mas deve tentar o melhor negócio. E o melhor negócio não é ganhar 25M€ para depois os outros ganharem o mesmo por arrasto.

    Por isso entre negociar com quem nos encava todos os anos ou ficar um pouco mais pobre, e caso o Benfica mantenha a fábrica de jogadores que tem neste momento a funcionar, com dividendos constantes... Quem é que precisa do Olibeiredo? Eles que vão prá puta que os pariu a todos.

    Se o Benfica não renovar com o braço mais longo do polvo, eu serei um Benfiquista mais feliz. Mais pobre, mas mais feliz e acima de tudo digno. Se renovarmos confesso que terei alguma dificuldade em libertar-me do sentimento de violação que me invade cada vez que penso no assunto...

    ResponderEliminar