O meu Pai, que sabe muito, sempre me proibiu de utilizar a palavra culpa, trocando-a por responsabilidade.
Só anos depois do início desta dialéctica, e depois de muito estudar a questão, no âmbito do mundo do Direito, percebi coisa...
Esta conversa não vale de nada, mas ajuda-me a criticar um amigo com quem estou quase sempre de acordo. Escreve o boloposte que: "Entretanto, no meu clube, aparecem os abutres. Para eles, a culpa de não assinalarem os penalties que nos impedem de chegar ao golo e apitarem o mais pequeno toque na nossa área é do presidente e do treinador. A culpa de jogarmos repetidas vezes com um a menos é do presidente e do treinador. A culpa de nos castigarem os melhores jogadores para não poderem actuar em jogos decisivos é do presidente e do treinador. Enquanto não percebermos a raiz do problema, não vamos lá."
Ora eu concordo com a questão dos abutres - até iria mais longe...- e, até, concordo com a abordagem. Mas não entendo que não se possa criticar o nosso Presidente, responsabilizando-o, mediatamente, por aquilo que o Conselho de Arbitragem fez ao Benfica: não foi Vieira o grande apoiante desta gentalha?
Não foi Vieira que legitimou Veiga, ao trazê-lo, e à tralha do Damásio, ao não o atacar?
Meu bom amigo boloposte, compreendo que te sintas indignado, indignado ao máximo. Mas não entendo que não aceites as críticas ao primeiro que traiu o espírito dos nossos Fundadores, ao apoiar aquela gentalha para a Liga e, depois, para a Federação.
Pois é ai que eu dou a culpa-responsabilidade 100% ao nosso Presidente, que além de ter apoiado, seja lá qual razão for, não consegui nunca admitir que foi um erro e mudar o rumo das coisas.
ResponderEliminarAlém de saber logo à partida que era um erro apoiar, nunca viu que foi um erro e isso sim ainda é mais grave.
Nessa altura fiz esta imagem e no meu ver não podia estar mais acertada. http://2.bp.blogspot.com/-R-SUJV3vvRU/To1z9Q-rUqI/AAAAAAAABUc/H7ULAEofpuo/s200/vozesencarnadasnapoiagomes.png
Já dizia a minha patrona: "A culpa é a última coisa a apurar".
ResponderEliminarOu talvez "A culpa e a ultima coisa a aceitar"
ResponderEliminar