quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nelson Oliveira

Os espertos decidiram que, lançá-lo com 17 anos na equipa principal, era queimar etapas formativas. Tinha todas as condições para vingar e ser neste momento imprescindível. Mas não. De empréstimo em empréstimo, conseguiram ridicularizar a filosofia que, amiúde por terras britânicas (com o sucesso que sabemos), é habitual, ou seja, se é craque, deve jogar a partir do momento em que tem condições para isso, como era, a meu ver, o seu caso. Penso que esta estratégia bacoca coartou os horizontes do jogador, cristalizando as suas potencialidades. Um belo exemplo do inverso, é o caso de Rodrigo. Oxalá me engane, mas não acredito que venha a singrar no Nosso Clube.

18 comentários:

  1. A minha opinião não difere muito, deixei-a aqui:
    http://farmacia-franco.blogspot.com/2012/01/o-fiasco-oliveira.html

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Jorge,
    Para bem do Nosso Benfica, que nos enganemos redondamente.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jogar numa equipa de retranca (ou melhor, contra-golpe) com um avancado a correr sozinho na frente sem duvida que e mais importante para um jovem avancado que aprender diariamente com Cardozo ou Aimar, ou enfrentar Luisao nos treinos.

    Ja vi a teoria dos emprestimos justificada com o exemplo de Rui Costa no Fafe. Nunca saberemos e ainda bem, mas acho que se o Mundial de Juniores nao tem sido em Lisboa, com o impacto e cobertura que teve, o Rui Costa teria ido do Fafe ao Freamunde, acabando dispensado para o Vizela ate chegar ao Maritimo, onde faria duas ou tres boas epocas.

    ResponderEliminar
  4. acho que o nelson foi emprestado e bem. jogou e fez golos no paços. e no benfica, fez agora o primeiro golo, e participou nalguns jogos, e faz-lhe bem ir trabalhando no plantel ao lado de grandes jogadores. nao tenho nada a censurar na forma como foi lançado aos poucos. inglaterra? comparas o incomparavel. em inglaterra os adeptos nao vivem de queimar jogadores, nao andam obcecados em encontrar patinhos feios como em portugal. metias o nelson aos 18 anos como primeira escolha do benfica, era mau para ele e para a equipa. ao fim de 3 jogos maus, os adeptos catalogavam-no irreversivelmente de cepo.

    rodrigo? como e que ainda ha quem duvide deste miudo?...

    ResponderEliminar
  5. Discordo completamente. casos vários dos jovens emprestados que mais tarde se potenciam e têm enorme sucesso. Depois, a verdade é que Nelson tem imenso potencial mas muito para crescer e na verdade onde esteve pouco jogou.
    Mas querem o quê? Se JJ o lançasse, era porque inventava, assim´é porque não aposta, enfim.

    ResponderEliminar
  6. Espero que a equipa B sirva para 'resolver' debates destes e que nao se caia nos erros comissionistas das varias equipas B que ja existiram (no Benfica e noutros clubes, porventura ate mais no Norte...)

    ResponderEliminar
  7. João Freire,

    talvez tenha percebido mal e vou pedir-te para explicares este argumento por favor:

    "Um belo exemplo do inverso, é o caso de Rodrigo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LC,
      O Rodrigo é um belo exemplo de quem foi lançado, apesar de jovem, no tempo certo. Vai, certamente, dentro de pouco tempo, ser um dos melhores do mundo na sua posição. É importante não esquecer que têm a mesma idade.

      Eliminar
  8. João, então percebi bem...
    Só não compreendo é a comparação, porque Rodrigo é muito mas muito mais jogador, Rodrigo nunca foi lançado em Madrid, chegou cá e foi rodar no Bolton enquanto o Nélson Oliveira esteve a rodar no Rio-Ave e no Paços de Ferreira se não estou em erro, agora compara apenas a evolução de um e de outro, um demonstra que evolui, o outro demonstra que atingiu o máximo.

    ResponderEliminar
  9. Lc,
    Não fiz qualquer comparação. Mencionei dois casos distintos...

    ResponderEliminar
  10. Posso estar enganado, mas o Nélson Oliveira tem potencial para ser o próximo Ibrahimovic. É só acreditarem nele e darem-lhe minutos de jogo. Penso que o N.Oliveira tem um potencial muito superior ao Rodrigo, mas também acho que estão em fases distintas da sua evolução enquanto futebolistas.

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o André, este miúdo que eu acompanho desde os juvenis, vai ser o futuro ponta de lança do Benfica! Ele tem tudo para aquela posição, componente física, boa desmarcação, remate fácil, boa técnica... Já o vi marcar golos espectaculares! Agora, não é o Romário, mas, deixo esta pergunta, alguém se lembra de um jogador chamado Néné?

    ResponderEliminar
  12. Caro Cantanhede,
    Lembro-me perfeitamente. Acontece que o Néné não teve um trajecto semelhante. Foi integrado na equipa de juniores e lançado na equipa principal sem quaisquer sobressaltos, apesar da constelação de estrelas que abrilhantava o Nosso Clube. Gostava que o mesmo tivesse acontecido com o Nelson.

    ResponderEliminar
  13. João, para descrever uma situação se dás um exemplo estás a fazer uma comparação.

    Cantanhede, o que tem o Nélson Oliveira a ver com Néné que era um extremo direito?

    André, este é o novo Ibrahimovic, o Ruben Pinto o novo Zidane, o David Simão o novo Xavi, enfim, é só novos craques, se o Jesus apostasse neles andava tudo a falar mal do homem porque era só resultados negativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro LC,

      O Néné, apenas começou como extremo direito, fez a maior parte da sua carreira no Benfica como ponta de lança... Mas melhor que eu, pode ler este excelente artigo na tertúlia benfiquista http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/833322.html
      Saudações Benfiquistas!

      Eliminar
    2. Caro Cantanhede,
      por certo estás a confundir a posição de Ponta de Lança com a de avançado muito usada nos anos 50/60/70, não li o artigo mas suponho ter sido escrito pelo Pedro Ferreira, talvez tirado de algum livro, esse grande benfiquista tem pouco mais que 3 anos que eu e ninguém me vai explicar onde jogava Néné, jogador que acompanhei desde 1970, Néné estreou-se no Benfica em 1968 e a partir de 70 passou a titular, foi Mário Wilson quem viu nele qualidades de avançado direito (e não ponta de lança) e o adiantou no terreno em 75 fazendo linha de 3 com Moinhos (equerda) e Jordão (PL) (mais utilizados) recuando Vitor Batista e em 76 Mortimore fixou-o como ponta de lança após saída do Jordão, no dia em que Mortimore teve essa brilhante ideia, Néné já tinha 26 anos.
      Com isto, volto a perguntar, o que é que o Nélson Oliveira tem a ver com o Néné? As qualidades de Néné eram a antitese das qualidades que Nélson Oliveira apresenta.

      Eliminar