segunda-feira, 30 de setembro de 2013

a verdade desportiva e o futebol português

Muito li este fim-de-semana sobre as culpas próprias do Benfica no jogo com o Belenenses.

O facto é claro: o Benfica não joga a ponta de um corno...




Mas não me posso permitir a dormir em condições sem escrever uma coisa evidente e que não pode ser abafada: o Benfica está a ser empurrado para baixo e os tripeiros estão a ser levados ao colo, como quase sempre nos últimos 30 anos!


Isto não é admissível e não nos podemos calar perante esta vergonha!


Bem sei que Vieira, ao apoiar Fernando Gomes e Vitor Pereira, entre outras alimárias que estão distribuídas pelos órgãos de justiça desportiva, se pôs a jeito, muito a jeito - como muita gente lhe disse.


Isso, contudo, não pode servir de desculpa para nos calarmos! O Benfica não pode continuar a ser escandalosamente prejudicado.


O Benifca, mesmo sem jogar nada, tinha empatado na Madeira, vencido no Campo Grande e ao Belenenses em casa. Tratam-se de 5 pontos que nos foram retirados pelas equipas de arbitragem. 5 pontos em 18 que foram disputados. E só não nos tiraram mais dois porque conseguimos marcar em Guimarães...


Para quem vive o Benfica como eu, estamos a falar de actos de violência gratuira, que me vão matando aos poucos. Cada vez que vejo o Benfica ser roubado desta maneira, sem que possamos fazer nada, perco dias de vida, semanas, meses, ou, mesmo, anos.

Aceito que esta conversa é mais do mesmo e que o Benfica deve superar-se, ultrapassando estas dificuldades. Mas pergunto-vos: é possível? É possível?


Pedro Proença é considerado um dos melhores árbitros do mundo e Bertino Miranda um dos melhores assistentes. Quantos campeonatos, pergunto-vos, foram decididos graças aos seus erros? Quantos?


Não estamos a falar dos piores, porra, estamos a falar dos melhores!


No sábado à noite tive a oportunidade de explicar, numa reunião de família, que há uma ética Benfiquista, que é muito parecida com a ética Republicana, que nos permite ter um orgulho imenso em "Ser Benfiquista". Essa ética caminha de mãos dadas com a minha vida e permite-me fazer diferenciações: jamais aceitaria ganhar de forma suja!


Por isso mesmo, e muito mais, repudiei a atitude de Jorge Jesus e de muitos outros perante a arbitragem de Capela. Não só porque sabia que essa atitude nos sairia cara a médio prazo, mas, sobretudo, porque o Benfica não se encaixa naquele tipo de linguagem brejeira - que é a mesma que se lê nos comunicados que tanto estão na moda.


O Benfica não pode aceitar ser beneficiado (o que acontece, agora, uma vez em cada 50 jogos e quando isso já não tem relevância), mas não pode ficar calado perante o que se está a passar, ano após ano.


Mas quem, dentro do Benfica, pode falar?


Jorge Jesus, nunca, que não tem moral!


Vieira, porque está comprometido com o inenarrável e insuportável apoio a Fernando Gomes, nunca!



Resta-nos Rui Costa, que ainda é o mais conhecido Rui costa do desporto português... Deve falar e já! Deve sair da toca onde vive (pelos vistos a contratação de Cortez, o pior jogador que me lembro de ver jogar pelo Benfica, ainda pior que o brasileiro que veio do frio, Leónidas, também passou por si) e meter os pontos nos iiiiiis, dizendo, definitivamente, que isto não pode ser assim e que não vai passar incólume, nem que tenha de percorrer todo o mundo a mostrar os videos do que aqui se está a passar.



No fundo, no fundo, o que está para acontecer é dramático: alguém quer que o campeonatos esteja decidido no próximo domingo, com a mais que provável vitória tripeira em Arouca e com o dificil embate do Benfica no António Coimbra da Mota. Estando decidido o campeonato, teremos o pior cenário possível para a Benfica TV...



O jogo é domingo e, por isso, se começarmos a falar hoje já é tarde...

Sem comentários:

Enviar um comentário